Talvez você já tenha visto por aí fotos do Holi, o festival das cores da Índia. É um dia de muita alegria, música, bagunça nas ruas e festas por todos os lados. Por causa disso para mulheres não é muito fácil como homens para comemorar esse festival. Nesse blog eu vou explicar como celebrar um Holi na India sendo mulher.
O Holi simboliza a chegada da primavera, a vitória do bem sobre o mal, a alegria e a reparação de relacionamentos estremecidos. Celebrado todos os anos no mês de março, em data que varia conforme o calendário lunar, o Holi é um dos maiores festivais da Índia, e certamente uma ocasião muito interessante para estar no país.
Caso você esteja pensando em vir para a Índia durante o festival, confira nossas dicas abaixo sobre como celebrar um Holi na India sendo mulher? Se voce quiser ir para India, eu tenho um grupo de viagem também.

No dia do festival, as pessoas vestem roupas velhas e compram pós coloridos, vendidos no meio da rua nas cidades. Além dos pós, é comum comprarem pistolas e balões d’água. As pessoas também costumam passar óleo nos cabelos e hidratante na pele para facilitar a remoção das cores posteriormente. O uso de óculos escuros também é recomendado, para proteger os olhos dos pós.
Então, elas saem nas ruas, se reúnem em festas ou nas casas de amigos e familiares. E começam a passar os pós e jogar água umas nas outras. Tudo, claro, acompanhado de muita música animada, comida. E às vezes bhang lassi, uma espécie de iogurte com maconha, muito comum nessa época do ano.
O Holi é um festival muito forte no norte da Índia. E as celebrações são bastante grandes em cidades como Delhi e Jaipur. Para turistas, porém, é bom observar algumas dicas para celebrar um Holi seguro, especialmente se você for mulher.
DICAS PARA UM HOLI SEGURO NA ÍNDIA SENDO MULHER
A maioria das pessoas que celebram o Holi no meio da rua são homens. Então, caso você seja mulher, não é uma boa ideia celebrar o Holi no meio da rua. Especialmente se você estiver sozinha ou sem nenhum homem em seu grupo.
Como é um festival de muito contato físico, existe o risco grande no meio da rua de homens passarem a mão em você, sob o pretexto do festival, e de estarem com pós coloridos nas mãos.
Por isso, o ideal para mulheres é que celebrem com amigos ou em locais privados, como a casa de alguém. Outra dica legal é que procurem por festas fechadas, onde pagam pelo ingresso. Isso ajuda muito a filtrar quem entra na festa, e proporciona um ambiente seguro. Essas festas acontecem por todo o país e são organizadas por hotéis e restaurantes. Procure descobrir esses eventos na cidade em que você planeja passar o Holi.
Conversando hoje pelo meu instagram com várias mulheres que celebraram o Holi na Índia ano passado. Todas as que estavam no meio da rua passaram por momentos desagradáveis de assédio. Com algum homem tentando tocá-las de maneira inapropriada, apesar de terem curtido o festival de modo geral. Então, falando como alguém que mora na Índia, essa é uma precaução que precisa ser levada a sério.
Por fim, como dica de beleza, tenha em mente que muitos dos pós podem manchar as roupas. Então use roupas velhas, chinelos, e caso seu cabelo seja loiro ou tenha luzes, cubra-o com uma touca. Pois as cores podem manchar os cabelos também, especialmente se jogarem água por cima dos pós.
Dito isso, é um festival único no mundo, e que vale a pena conhecer! Tome as precauções necessárias e divirta-se muito no Holi!
